Vez ou outra eu me vejo sentindo, supondo, achando que minha carreira não está rendendo o que deveria...
Vez ou outra eu me encontro em conflito comigo mesmo se deveria agir como outras pessoas agem (sim, aqui cabe um olhar de reprovação a algumas posturas que passam longe da ética e da integridade).
Em outras vezes, me sinto um verdadeiro “analfabeto digital”, por desconhecer determinadas ferramentas e tendências das redes sociais...
Será que sou normal?
Ontem mesmo me senti “emburrecendo” com a avalanche de especialistas em tudo e ofertas pelas tais redes, oferecendo verdadeiros milagres para “bombar no Insta”, “arrebentar em X dígitos em Y dias”, “bônus incríveis”, publicar só nos stories, não publicar nos stories, buscar engajamento, alcançar mais leads e etc. e tal.
Confesso saber que essa necessária e insistente onda digital chegou pra ficar e pra tomar conta de nossas rotinas, que agora estamos na era do marketing de dados no lugar do marketing sensitivo. Do “mate-marketing” como bem falou o Professor Romeo Busarello, onde o big data, a internet das coisas e a indústria 4.0 são assuntos em happy hours por todo o mundo.
Não, não é para a gente ir contra essa onda. Se passou pela sua cabeça que a hora é de surfar essa onda, sim, você acertou!
No entanto, algumas coisas me preocupam com todo esse cenário. Vejam, não sou reativo, mas tem coisas que estão passando dos limites. Por exemplo:
- será que vou conseguir voltar a tomar decisões sem contar com o “pitaco” dos “especialistas em tudo” de plantão?
- será que um dia vou voltar a ler um livro no ‘trono’ do banheiro (físico ou digital, mas um livro!! Um textão de 300 páginas ou 8100 posições) sem me render aos bips do celular me interrompendo?
Será que sou normal?
Vez ou outra eu me vejo sentindo, supondo, achando que minha carreira não está rendendo o que deveria...Daí eu me concentro em meu trabalho, trabalho (agora o verbo), contrato os especialistas de verdade e sinto que as coisas começam a fluir...
Graças a Deus...
Dill Casella
Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!